LEGAL DESIGN, VISUAL LAW & INOVAÇÃO NO MERCADO JURÍDICO

Muito além da tecnologia

Carga Horária1h
CategoriaPalestra
ModalidadePresencial
ÁreaDireito

Sobre

A proposta da palestra é despertar no mercado jurídico o mindset inovador e desmistificar a ideia de que inovação só pode ser feita com tecnologia.

Traremos uma visão geral do tema, apresentando cases com e sem o uso de ferramentas tecnológicas para demonstrar que a base de um processo inovador são as pessoas, e de nada adianta tecnologia de ponta se o ser humano não estiver disposto a mudar e se adaptar.

Uma das formas para começar a inovar é aprender a usar a criatividade, uma habilidade exclusiva do ser humano e que pode ser exercitada. 

O Direito talvez seja a área mais tradicional do mercado de trabalho, e mudanças de comportamento não acontecem da noite para o dia. Nem sempre a nossa disposição para mudanças acompanha a velocidade da tecnologia, e acabamos sendo reféns de modismos ou imposições que podem não se adequar às nossas reais necessidades. 

O advogado precisa aprender a identificar o valor das tecnologias para a sua rotina e crescimento profissional, mas essa descoberta é um processo que precisa respeitar etapas, e nessa jornada podemos nos valer de ferramentas inovadoras para forçar o nosso cérebro a sair da zona de conforto.


Local: Rua do Carmo n°7, 17° andar, Centro - RJ

Mais informações

Objetivos

Vamos conjugar dinâmicas de Legal Design e conteúdo técnico em um formato pocket paraajudar o advogado a “pensar fora da caixa” e começar a descobrir soluções jurídicas conforme anecessidade das pessoas em um formato que elas entendam.

Metodologia

Estimulando a criatividade
- O que é inovação
- Qual a relação desse tema com o mercado jurídico
- Visão geral sobre os Valores do Design Thinking

- EMPATIA: Se coloque no lugar do seu cliente
- COLABORAÇÃO: Aprenda a pensar e cocriar soluções jurídicas em grupo
- EXPERIMENTAÇÃO: Saia do campo dos ideias, teste!

- Descubra a relação de suas novas ideias com a tecnologia
- Cases de inovação jurídica com e sem tecnologia
- Como começar a inovar no mercado jurídico usando abordagens como o Legal Design

palestrante

Lilian Coelho - Advogada, Sócia do MELLO Advogados Associados, com especialização em Direito para Startups pelaFGV-RJ e Direito e Novas Tecnologias pela FND-UFRJ. Assessoria Jurídica para startups, e Consultoriade Inovação e Transformação Digital para o mercado jurídico, com foco em Legal Design e métodoságeis. Co-Fundadora do EU INOVO, membro da ABA-RJ.

Dúvidas? Fale conosco